Marcadores

terça-feira, 5 de março de 2013

Romeu e Julieta... ?

I - A METÁFORA   

"Amaste um instante que foi tua vida como Julieta e como Romeu e não tiveste a conversa ao luar no jardim do Capuleto!"
          ÁLVARES DE AZEVEDO


Ai! Romeu! Louco Romeu!
Acima do céu, amante.
Por que não contentas com a sina que lhe deu
A vida tão vigorante?

Ai! Romeu! Roto Romeu!
Por que não abandonas o Capuleto,
Já que sabes que o amor que é teu
É tão incerto e obsoleto?

Ai! Julieta! Bela Julieta!
Acima do céu, mister.
Por que tua mente aproveita
Do coração de quem lhe quer? 

Ai! Julieta! Langue Julieta!
Por que insistes em ressaltar
Que o que mais desorienta
É o eflúvio do teu olhar?

São chamas de amor tão tórrido
Nesse meu peito ensanguentado!
As rimas pobres são chamadas
De mero estro agoniado!

II - EU                      
                                "Sou te pálido amante vaporoso!
                                  Sou teu Romeu; Teu lânguido poeta!"
                                                       CASTRO ALVES
                        
Divino sono é o teu, amada.
Não há serpente a assustar-lhe.
Meu cantar não a enfada, 
Inda que o medo o retalhe.

E se no negrume da noite
Tua voz é sempre mais doce,
Seria na noite que a rara sorte
Se glorifica; se enaltece?

Tenha dó, pálida amante!
Não apunhale o coração
Com teu olhar tão distante
Que emana a realeza de um leão!

E se cada plano que fiz contigo 
Tornar-se realidade...
Meu Deus! Já tenho meu abrigo!
Encontrei minha felicidade!

Ai! Agora me ouves! Sonho meu!
E o amor que me testa
Simplesmente quer ser teu.
Um amar que me infesta...

Ai! De tantos atos medonhos,
O mais demente foi o meu:
Fiz de ti a Julieta dos meus sonhos;
Querida! Me deixa ser Romeu!

Ervália, 04/03/2013

Cristiano Durães

2 comentários:

  1. Ah Romeu e Julieta.. Românticos inveterados jamais os esquecem, alguns nem temem a morte... Gostei muito do poema, principalmente desse trecho abaixo:
    "Ai! Agora me ouves! Sonho meu!
    E o amor que me testa
    Simplesmente quer ser teu.
    Um amar que me infesta..."
    As citações também me agradaram muito, Álvares de Azevedo.. perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Que romântico! E sobre as citações.. Álvares de Azevedo e Castro Alves, nem preciso dizer o que acho né? kkk Não sei dizer a estrofe que gostei mais... Adorei esse que a Rani citou ^^ E sem dúvidas é melhor ler o poema do que ouvir vc lendo pelo telefone xD

    ResponderExcluir